1) O que é a Perícia?

A Perícia Criminal é uma atividade técnico-científica prevista no Código de Processo Penal, indispensável para elucidação de crimes quando houver vestígios. A atividade é realizada por meio das Ciências Forenses, responsável por auxiliar na produção do exame pericial e na interpretação correta de vestígios. Os peritos desenvolvem suas atribuições no atendimento das requisições de perícias provenientes de

2) Quem é o Perito Criminal Oficial?

É o servidor público que ingressa na carreira mediante aprovação em Concurso Público e que é o profissional responsável por realizar a Perícia Criminal.

3) Só é possível ser Perito mediante Concurso Público?

Não. Existem outras atividades periciais na área cível e trabalhista (Assistente Técnico e Perito Judicial) como também na área criminal (Assistente Técnico) que qualquer profissional graduado na área técnica de interesse da demanda judicial por exercer.

4) Quem tem tatuagem pode ser Perito Criminal?

Sim. Não há nenhuma restrição quanto ao uso de tatuagens em editais de concursos para o cargo de Perito Criminal. Claro que a exceção fica por conta de desenhos de apologia a crimes que podem ser detectadas no ato do exame médico.

5) Onde o Perito Criminal pode trabalhar?

Após aprovação em Concurso Público o Perito passa por um treinamento na Academia de Polícia e ficará, teoricamente, capacitado a atuar tanto em Local de Crime (coletando vestígios e descrevendo o que ocorreu) quanto em Laboratórios Forenses (desenvolvendo análises complementares que auxiliam na convicção do requisitante).

6) Qual graduação devo fazer para ser Perito Criminal?

Depende do Concurso Público que pretende prestar. Alguns são gerais para qualquer curso superior. Outros exigem algumas graduações específicas e geralmente são da área técnica: biológicas (Farmácia, Biologia, Biomedicina, Odontologia etc.) ou exatas (Engenharias, Química, Física, Computação etc.). Portanto, não existe um curso superior que capacite melhor o “concurseiro”, o que vai depender é do seu foco e dedicação para o Concurso quando formar.